XXIIIEBCF

o feminino

infamiliar

dizer o indizível

ORGANIZAÇÃO

LIVRARIA

O XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano propõe um campo de investigação sobre o feminino sob a perspectiva do infamilar. De que modo o infamiliar, que Freud nos apresenta em seu texto de 1919, pode elucidar algo sobre o feminino, possibilitando, desse modo, estender seus limites de dizível. Esse é o convite que Iordan Gurgel e Marcela Antelo nos fazem no argumento de apresentação do tema: O feminino infamiliar: dizer o indizível.

Lacan em O Seminário, livro XX: Mais, ainda, recorre aos escritos de Santa Tereza D’Ávila e San Juan de la Cruz para exemplificar o dizer indizível do gozo feminino, um gozo que acontece no corpo, que não está atrelado ao gênero e escapa às significações. Há um familiar que se experimenta como infamiliar que tem na escrita um modo de bem dizer esse conjunto aberto ao infinito que não se deixa apreender pelo significante.

Diante do impossível de dizer, a psicanálise nos convoca a um esforço a mais, nos convoca ao dizer, ao bem dizer o impossível. Diante do impossível de dizer, há o escrito.

É sob esse viés que retomo o texto de Miller Teoria de Turim: sobre o sujeito da Escola, em que a publicação é pensada como um dispositivo significante necessário de transmissão.

É essa a aposta da Comissão de Livraria, a publicação como um bem dizer o indizível do feminino.

A Livraria do XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, O feminino infamiliar: dizer o indizível, será online e funcionará de 16 de setembro de 2020 a 13 de março de 2021. Nela vocês encontrarão livros de autores membros da Escola Brasileira de Psicanálise, os últimos lançamentos de Revistas ou livros das Seções da EBP, Revistas e livros importados que se articulam com o tema do Encontro, os Cursos Psicanalíticos de Jacques-Alain Miller.

Uma novidade da livraria neste ano será uma seção com uma lista especial de livros a serem importados, além daqueles importados já oferecidos na livraria.  Funcionará assim: vocês, leitores interessados, ao clicarem no título do livro desejado, enviarão um e-mail para a Comissão de Livraria do XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano dizendo da sua intenção de compra do mesmo. Avaliaremos a viabilidade da aquisição desse livro e lhes comunicaremos a possiblidade de sua venda em nossa livraria, sempre por um custo menor do que numa importação individual.

Para acessar página da Livraria do XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano e comprar os livros que lhes interessam, basta clicar no link abaixo ou acessar a aba Livraria online no site da EBP: www.ebp.org.br.

Visitem-nos! https://www.ebp.org.br/livraria/livraria-xxiiiebcf/

Graciela Bessa (Coordenadora da Comissão de Livraria)

Open chat
Posso ajudar?